No período de 5 a 9 de junho de 2017, 25 os licenciandos em Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres, regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II desenvolveram suas atividades de Observação e Regência na Escola Municipal São Benedito localizada no Assentamento Cabaças – (Zona Rural) a 65 km de Barra do Bugres/MT.

Foram desenvolvidos 5 Projetos de Ensino na perspectiva da Modelagem Matemática com a orientação e supervisão dos professores: Dr. Márcio Urel Rodrigues e Dr. William Vieira Gonçalves.

Os projetos de ensino possuíam as seguintes temáticas:

  • Produção de Hortaliças em Aulas de Matemática – Sexto Ano do Ensino Fundamental;
  • Modelagem Matemática e os Derivados do Leite – Sétimo Ano do Ensino Fundamental;
  • Modelagem Matemática na Piscicultura– Oitavo Ano do Ensino Fundamental;
  • Modelagem Matemática na Criação do Gado de Corte – Nono Ano do Ensino Fundamental;
  • Cultivo da Mandioca e a Produção de Farinha em Aulas de Matemática – primeiro e segundo anos do Ensino Médio.

O objetivo dos projetos de ensino foi proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oportunidades de perceberem a aplicabilidade de diversos conteúdos matemáticos – razão, proporção, porcentagem, regra de três simples, grandezas e medidas, funções, geometria, entre outros – de uma maneira contextualizada considerando o cotidiano e a realidade deles. Assim, utilizamos a Modelagem Matemática como uma abordagem diferenciada para desenvolver as temáticas dos projetos de ensino relacionando a matemática aprendida em sala de aula com as suas atividades diárias - vivência e realidade dos estudantes.

Segundo os professores responsáveis pelo Estágio: “Essa experiência diferenciada possibilitou a compreensão dos futuros professores de Matemática para os ‘Desafios da Profissão Docente’, ou seja, entenderam o que é ser professor em uma escola localizada na zona rural. Além disso, perceberam suas responsabilidades para possibilitar o pensamento crítico-reflexivo dos alunos em relação à importância da Matemática na sua vida cotidiana, pois o Ensino de Matemática pode ser significativo, desde que o foco seja a realidade e o contexto no qual os alunos estão inseridos”.

Os professores dos Estágios Supervisionados e a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres, agradece a parceria com:

  • Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres – Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada
  • Direção da Escola Municipal São Benedito - Liene Marcelina Rodrigues
  • Professor de Matemática em serviço na Escola Municipal São Benedito – Ediel Pereira de Macedo;
  • Todos alunos e funcionários da Escola Municipal São Benedito que acolheu nossos estagiários.

Vejam mais imagens AQUI

 

0
0
0
s2smodern