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Barra do Bugres - MT, Sábado, 01 de Outubro de 2016
Inicial > Graduação > Matemática > Disciplinas > 6º semestre > Estágio Curricular Supervisionado II

Estágio Curricular Supervisionado II

Faltas:
22
Créditos:
2.0.2.2.0
Ementa:
Diretrizes educacionais inerentes ao Ensino médio de matemática
Portfólio
Planejamento de atividades para observação de espaço escolar e do professor em sala de aula no ensino médio
Relação saber, professor e aluno
O processo de ensino/ aprendizagem na escola
Os fundamentos psico-pedagógicos e didáticos
Conhecimento matemático
Dinâmica da aula
Motivação e mobilização para aprendizagem
Metodologia de ensino
Modalidades de ensino
Disciplina e indisciplina em sala de aula
Avaliação: Objetivos, aspectos, instrumentos.
Proposição e desenvolvimento de intervenção para o ensino fundamental e/ou médio.
Bibliografia:
BARREIRO, I. M. F. GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – Matemática (PNLEM). Brasília: MEC, 2005.
BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio – orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.


COMPLEMENTAR
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Explorando o ensino da Matemática: artigos. Vol. 3. Brasília: MEC, 2004.
CÂMARA, Marcelo. Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem em Matemática. Educação Matemática em Revista, n. 12, São Paulo, SBEM, 2002.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas. São Paulo. Ed. Papirus, 1996.
D’AMBROSIO, S. B. Conteúdo e Metodologia na Formação de Professores. In: FIORENTINI e NACARATO (orgs.).Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. São Paulo: Musa Editora Campinas, SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.
FIORENTINI, D. & MIORIM, M. A. (Orgs.) Por trás da porta, que Matemática acontece? Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP – CEMPEM, p. 12-37, 2001.
FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003.
GOULART, S. M. A Prática de Ensino na Formação de Professores: uma questão (des)conhecida.
Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Vol.24 (1-2), jan./jun. 2002. p. 77-87.
PEREZ, Geraldo. Formação de Professores de Matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. In Bicudo, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectiva. São Paulo: editora UNESP, 1999
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
PICONEZ, S. C. B. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: FAZENDA, I.C.A (org). Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991. p.15-38.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade entre Teoria e Prática? Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 94, ago. 1995. p. 58-73.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Pré-requisito(s)

Docente(s)

Rua A, s/n, Cohab São Raimundo, cx. postal 92, CEP: 78.390-000, Fone: (65)-3361-1413. Barra do Bugres / MT © 2008 - Unemat