UNEMAT
Buscar
Barra do Bugres - MT, Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016
Inicial > Graduação > Matemática > Disciplinas > 5º semestre > Estágio Curricular Supervisionado I

Estágio Curricular Supervisionado I

Faltas:
22
Créditos:
2.0.2.2.0
Ementa:
Diretrizes educacionais inerentes ao Ensino Fundamental de matemática
Portfólio
Planejamento de atividades para observação de espaço escolar e do professor em sala de aula no ensino fundamental
A concepção epistemológica do professor e a sua influência na prática pedagógica
Bibliografia:
CARNEIRO, V. C. Jovens professores de matemática, ampliando as possibilidades da profissão. In: Educação Matemática em Revista: SBEM-RS, pp.7-15. nov. 2000.
CHILLÓN, G. D. Apologia do diário escolar. Rev. Pátio, ano 1, n. 4, 46-49. fev/abr. 1998.
DAVIS,P.J. A experiência Matemática. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1989
DAYREL, J. A escola como espaço sócio cultural. In: DAYREL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed UFMG, p.136-161, 1996.
FIORENTINI, D. CASTRO, F. C. Tornando-se professor de Matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, p.121-156, 2003.


COMPLEMENTAR
FIORENTINI, D. Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender matemática. In: Educação Matemática em Revista. RS. SBEM-RS, Ano III, no 3, pp.59-68, 2001
FIORENTINI, D. JIMÉNEZ, D. (org.) Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP – CEMPEM, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GUIMARÃES, F. Uma aula de matemática e os saberes subjacentes. Lisboa: Revista Educação e Matemática, número 35, pp.10-15.
PINTO, R. A. & FIORENTINI, D. Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a “coisa”. In: Revista Zetetiké, Campinas: Ano 5, número 8, pp.45-71, jul/dez. 1997
PIRES, M. O professor e o currículo. In: Educação e Matemática, Número 55, Lisboa: APM. pp. 3-6, nov/dez/1999.
PIVA, R. Como me fiz professor. Campinas: CEMPEM - FE/UNICAMP, 1998. Relatório Final de Estudo do cotidiano escolar (1o Semestre).
POLETTINI, F. A. Mudança e desenvolvimento do professor, o caso de Sara. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 9, pp.88-98, set-dez/1998.

Pré-requisito(s)

Docente(s)

Rua A, s/n, Cohab São Raimundo, cx. postal 92, CEP: 78.390-000, Fone: (65)-3361-1413. Barra do Bugres / MT © 2008 - Unemat