Logo do 7º SHIS

Sétimo Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social

Habitação e Cidade: Construindo Consensos

26 à 28 de outubro na UNEMAT de Barra do Bugres


História do Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social

O primeiro Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social aconteceu em 2005, e, desde então é realizado a cada dois anos. Tornou-se um evento técnico-científico do Estado de Mato Grosso, mas que também recebe participantes de outros estados brasileiros. O 1° SHIS foi sediado no campus do atual IFMT, em Cuiabá, coordenado pelo professor Wilson Conciani, e promovido em conjunto com a UFMT. Nas edições seguintes a UNEMAT se uniu às instituições organizadoras. O SHIS 2007 ocorreu no campus da UFMT, em Cuiabá, coordenado pelos professores Douglas Queiroz Brandão e Luciane Cleonice Durante. Em 2009, o evento foi realizado no campus da UNEMAT em Barra do Bugres, cidade onde está instalado o curso de Arquitetura e Urbanismo. O SHIS 2009 foi coordenado pela professora Gisele Carignani. A quarta edição, o SHIS 2011, foi realizado em Sinop, sob a coordenação do professor João Carlos Machado Sanches, do Departamento de Engenharia Civil da UNEMAT. No 4° SHIS, além da UFMT e do IFMT, a UNIC também participou da organização. O 5º SHIS, volta a ser sediado em Cuiabá em 2013, na UFMT sob a coordenação dos professores Douglas Queiroz Brandão e Luciane Cleonice Durante.

O 6º SHIS aconteceu simultaneamente ao 3º EEEA (3º Encontro de Engenharia de Edificações e Ambiental), coordenado pela professora Louise Logsdon do IFMT/Cuiabá.

O 7º SHIS volta a ser sediado na UNEMAT/Barra do Bugres, ampliando seu enfoque através do tema HABITAÇÃO E CIDADE. Os atuais padrões de moradia social em grande escala tem sido responsáveis pela reformulação morfológica da cidade e deixam de lado importantes necessidades humanas dando uma orientação, muitas vezes equivocada, ao modelo de convivência nelas. Residências em vizinhança com uma série de equipamentos urbanos, juntos, devem conferir ao bairro e a cidade uma atraente diversidade tipológica e funcional. Assim, ao exemplificar as diferentes alternativas que se apresentam para habitar em uma cidade moderna, se consolida como ideal de representação para a variedade, a heterogeneidade e a riqueza da vida urbana. Habitar deve se associar ao estar, ao compartilhar vida social e urbana, transportar e mover.

Público Alvo

O evento é destinado a estudantes de cursos técnicos, de nível superior e de pós-graduação, professores e pesquisadores, projetistas, construtores, prefeitos, secretários de habitação, secretários de planejamento, secretários de desenvolvimento social, profissionais da construção civil e do mercado imobiliário. É aberto também ao público em geral, aos profissionais de outras áreas do conhecimento interessados nas temáticas de habitação e urbana.

Contato

  • {{contato}}